data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo pessoal
Às 11h30min, de 12 de fevereiro, no Hospital de Caridade, nasceu Martín Lemos Quintana. O menino chegou ao mundo pesando 3 quilos e 270 gramas e medindo 48 centímetros, através de cesárea.
Ele é o primogênito dos jornalistas Fabiana de Azevedo Lemos, 24 anos, e José Quintana Júnior, 34.
Os santa-marienses se conheceram em 2012. Na época, José trabalhava como técnico-administrativo da universidade onde Fabiana estudava, conforme ele. No mesmo ano, os dois participaram de um retiro de jovens, oportunidade que estreitou a relação e começaram a namorar. Eles se casaram há três anos.
- Às vezes, achamos que todas as áreas da nossa vida devem estar totalmente estabilizadas para, só então, termos um filho. Percebemos que, por essa perspectiva, nunca haveria momento certo e decidimos que esta seria a hora - fala o papai.
A gestação não demorou a chegar. Duas semanas depois da decisão, os pais descobriram que estavam a espera do pequeno.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Para eles, o período foi bem aproveitado. Em agosto de 2019, realizaram uma longa viagem juntos. Afinal, seria a última deles a sós, de uma família de apenas dois membros, conforme o papai.
- A gestação foi agitada, cheia de viagens e trabalho intenso. Como adoro o que faço, levei estes nove meses com leveza e feliz por estar vivendo um momento tão incrível - diz a mamãe.
Quintana conta que escolher o nome do bebê demorou um pouco, visto que os dois tinham muitas dúvidas:
- Assistindo à televisão, ouvi o nome do jogador de tênis, esporte que gosto muito, Juan Martín Del Potro. Dali tive a ideia do nome e a Fabi concordou.
O papai acompanhou o nascimento do filho. Ele define a experiência como única.
- Entrei na sala de parto nervoso, mas saí realizado. O nervosismo, devido à preocupação com a saúde dos dois, foi logo substituída por uma enorme felicidade - comenta o jornalista.
Nesses primeiros dias, Martín acorda para mamar, à noite, apenas de uma a duas vezes, e só chora quando tem algum problema real, conforme o papai.
Os avós maternos, Cintia de Azevedo Lemos e Roberto Carlan Lemos, e os paternos, Fátima Beatriz da Cruz Freitas e José Quintana Freitas, estão realizados e emocionados com a chegada do caçula
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Para Fabiana, Martín deve se tornar tudo o que sonhar para si:
- Vou incentivá-lo, desde pequeno, a gostar de música e inglês, como eu. O pai, o gosto por esportes. Mas sem forçar nada.
A mamãe deseja, também, que Martín seja solidário e faça diferença na vida de todos que conviver.
- O mais importante é que ele cresça com amor e se torne alguém que saiba respeitar todas as pessoas. Além disso, espero que o nosso filho seja humilde e que jamais se esqueça de que não somos melhor do que ninguém - comenta a mamãe de primeira viagem.
Quintana fará o possível para conduzir Martín a ser uma pessoa do bem e deseja estar sempre por perto do menino:
- Minha prioridade é auxiliá-lo em tudo. Espero ensiná-lo a cumprir seus deveres e a ter autonomia. Ser pai, com certeza, é um presente divino.
Martín será batizado na Catedral Metropolitana de Santa Maria, onde os pais foram batizados e se casaram, em data a ser definida. Ele tem quatro padrinhos, entre amigos e familiares dos pais.